terça-feira, 28 de junho de 2011

Conhecendo os Animais



EMEI “PE BERNARDO HENRIQUE NIEWIND
Projeto conhecedo os animais
Claudia Herzog Baldotto
Ivana Demoner Malta
Solange Toniato Orcelino
Itarana, 21 de junho de 2011
    Justificativa: Educar as crianças numa educação ambiental para que elas valorizem e respeitem o meio ambiente e os animais que ali vivem. Objetivos: · Respeitar, valorizar e proteger os animais em geral · Reconhecer que os animais são seres vivos · Comparar diversos tipos de animais através da observação · Identificar diferenças e semelhanças entre os animais - Utilizar a internet como fonte de pesquisa
- Criar um blog de defesa dos animais
    Saber identificar · Animais domésticos e selvagens · Animais úteis e nocivos ao homem · Reconhecer as diversas espécies de animais · Conhecer a alimentação dos animais e os lugares onde vivem · Distinguir diferentes formas e tamanhos de animais · Desenvolver a criatividade, desenvolvimento-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança Desenvolvimento: · Lembrancinhas e enfeites · Desenhos para colorir utilizando diversos recursos · Recorte e colagem · Modelagem de animais · Máscaras · Músicas e poesia · Dobradura · Exibir vídeos sobre animais · Montagem de teatro · Convite para evento · Montagem de murais · Brincadeiras dirigidas · Mensagens · Leitura, pelo educador, de diferentes histórias que envolvam animais . Passeios a parque, museu de Santa Teresa, reservas ou sítios para terem contato com os animais e seus habitat naturais;
    .Criar um blog, onde os alunos juntamente com a participação da família, possam postar comentários sobre o projeto e denunciar situações de conhecimento de maus tratos aos animais;
    .Realizar o dia do animal de estinção na escola Palestra com veterinários;
    .Exposição dos trabalhos realizados. Culminância: Passseata com panfletagemem defesa dos animais e divulgação do blog de defesa dos animais criado pela escola e juntamente com os alunos.
  • Avaliação:
  • A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho

Um comentário:

  1. Adorei a ideia de construção de blog para interação aluno/família e escola. O blog é uma ferramenta que possibilita grande aprendizagem tanto para o aluno quanto para nós professores. Interagir é algo imprescindível na atualidade!

    :) Beijos!

    ResponderExcluir