EMEI “PE BERNARDO HENRIQUE NIEWIND
Projeto conhecedo os animais
Claudia Herzog Baldotto
Ivana Demoner Malta
Solange Toniato Orcelino
Itarana, 21 de junho de 2011
Justificativa: Educar as crianças numa educação ambiental para que elas valorizem e respeitem o meio ambiente e os animais que ali vivem. Objetivos: · Respeitar, valorizar e proteger os animais em geral · Reconhecer que os animais são seres vivos · Comparar diversos tipos de animais através da observação · Identificar diferenças e semelhanças entre os animais - Utilizar a internet como fonte de pesquisa
- Criar um blog de defesa dos animais
- Avaliação:
- A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho
Saber identificar · Animais domésticos e selvagens · Animais úteis e nocivos ao homem · Reconhecer as diversas espécies de animais · Conhecer a alimentação dos animais e os lugares onde vivem · Distinguir diferentes formas e tamanhos de animais · Desenvolver a criatividade, desenvolvimento-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança Desenvolvimento: · Lembrancinhas e enfeites · Desenhos para colorir utilizando diversos recursos · Recorte e colagem · Modelagem de animais · Máscaras · Músicas e poesia · Dobradura · Exibir vídeos sobre animais · Montagem de teatro · Convite para evento · Montagem de murais · Brincadeiras dirigidas · Mensagens · Leitura, pelo educador, de diferentes histórias que envolvam animais . Passeios a parque, museu de Santa Teresa, reservas ou sítios para terem contato com os animais e seus habitat naturais;
.Criar um blog, onde os alunos juntamente com a participação da família, possam postar comentários sobre o projeto e denunciar situações de conhecimento de maus tratos aos animais;
.Realizar o dia do animal de estinção na escola Palestra com veterinários;
.Exposição dos trabalhos realizados. Culminância: Passseata com panfletagemem defesa dos animais e divulgação do blog de defesa dos animais criado pela escola e juntamente com os alunos.
Adorei a ideia de construção de blog para interação aluno/família e escola. O blog é uma ferramenta que possibilita grande aprendizagem tanto para o aluno quanto para nós professores. Interagir é algo imprescindível na atualidade!
ResponderExcluir:) Beijos!